O Regional Sul

abril 14, 2024

‘Agosto promete ciclone feroz’, diz meteorologista Piter Scheuer

O mês de agosto promete ciclone extratropical feroz em Santa Catarina. É o que prevê o meteorologista Piter Scheuer em uma entrevista ao portal ND+ nesta terça-feira (25).

“Um novo ciclone do tipo feroz pode acontecer em agosto. No entanto, apesar de estar meio longe, podemos nos preparar”, conta.

Segundo o meteorologista, o ciclone em agosto trará chuvas fortes, principalmente para as regiões de planícies do Oeste catarinense. As tempestades também prometem ser severas.

O ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico com fortes tempestades e ventos, que faz parte de uma família maior de fenômenos meteorológicos, a família dos ciclones.

O fenômeno acontece por conta de uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que em suas vizinhanças.

A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), confirma a ocorrência de chuvas. Logo no começo deste ano, a pasta publicou que a previsão para o trimestre julho-agosto-setembro deste ano, em Santa Catarina, é de chuva mais frequente e com totais elevados, especialmente nas áreas do Estado mais próximas ao Rio Grande do Sul.

 

 

 

Fonte: Nd+

Relacionados