O Regional Sul

abril 14, 2024

Defesa Civil alerta para ventos de até 115 km/h e ondas de 4,5 metros

O ciclone extratropical que se aproxima de Santa Catarina deve causar ventania com intensidade de até 115 km/h em parte do litoral na segunda metade desta semana. O alerta é da Marinha do Brasil, que prevê também ressaca no mar e ondas com altura de até 4,5 metros até a noite de sexta-feira (14).

O ciclone está em formação no mar entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A Marinha afirma que a ventania será sentida a princípio com maior intensidade do estado vizinho ao Litoral Sul catarinense, a partir da manhã de quarta (12).

De Laguna à cidade gaúcha do Chuí, os ventos começarão a circular com intensidade de até 100 km/h e na direção do Sudeste a Nordeste. Posteriormente, a ventania irá a 115 km/h, já no sentido Noroeste a Sudoeste, com ocorrência até a noite de quinta (13).

No Litoral Norte de Santa Catarina, já para cima de Laguna, a ventania deve ganhar maior força a partir da noite de quarta, circulando na direção do Noroeste a Sudoeste e com intensidade de até 100 km/h. O fenômeno deve se manter até a noite de sexta e se estender até o litoral de São Paulo.

Aos navegantes e pescadores, a Marinha do Brasil ainda disponibiliza em seu portal informações atualizadas do mau tempo e das condições do mar.

Antes da ventania e ressaca no mar, Santa Catarina ainda deve ter, também por influência do ciclone, chuva persistente e volumosa, principalmente no Sul do estado.

 

Fonte: NSC. Foto: reprodução

Relacionados