O Regional Sul

abril 14, 2024

Veranico em agosto? Após onda de frio, temperaturas devem subir em SC

Depois de um “duelo” de ciclones derrubar as temperaturas em Santa Catarina, a primeira semana de agosto promete ser quente, trazendo um novo veranico ao Estado. A causa é uma massa de ar mais seco e em aquecimento que provoca aumento nas temperaturas. A análise da Epagri/Ciram prevê dias ensolarados e com poucas nuvens.

De acordo com a análise da meteorologista Gilsânia Cruz, as regiões do Extremo Oeste, Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, devem ter uma variação de 28°C a 34°C, sendo a sexta-feira (4) o dia mais quente da semana.

Para esta segunda-feira (31), o tempo deve permanecer ensolarado no Estado. O amanhecer já deve ser menos frio, quando comparado ao fim de semana, ficando em torno de 5°C e 10°C nos planaltos e ainda mais baixas na Serra.

As outras regiões terão mínimas entre 11°C e 14°C. Durante a tarde, o sol predomina e as máximas podem chegar aos 24°C em toda Santa Catarina, com o Extremo Oeste podendo chegar aos 26°C.

Na terça-feira (1°) o tempo deve seguir firme devido ao sistema de alta pressão atmosférica, apenas com a presença de algumas nuvens na Grande Florianópolis e região Norte. As máximas podem chegar aos 27°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul e variam entre 21°C e 25°C no restante do Estado.

Mas é na quarta (2) e quinta (3) que o calor atípico fica mais evidente, com tardes beirando os 25°C e 30°C, respectivamente, principalmente no Extremo Oeste.

A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 40% nestes dias, tanto no Extremo Oeste quanto nos Planaltos, portanto é preciso reforçar a hidratação e evitar prática de exercícios físicos nos horários mais quentes do dia.

 

 

 

Fonte: Nd+

Relacionados